HOMEOPATIA NA TERMINAÇÃO DE NOVILHOS NELORES E TABAPUÃS CONFINADOS
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v6i4.107Resumo
Objetivou-se avaliar ganho médio diário (GMD), consumo de matéria seca (CMS), características de carcaça e reatividade animal (RA) em animais zebuínos recebendo produtos homeopáticos. Utilizou-se 20 novilhos Nelores e 20 Tabapuãs, confinados em baias coletivas, sendo alocados 10 Nelores e 10 Tabapuãs na mesma baia. O período do confinamento foi de 112 dias, sendo, 52 dias de adaptação e 60 dias de fornecimento da homeopatia. Os Fatores Estresse® e Pró Final® foram fornecidos no cocho d’água, conforme recomendação do fabricante (4g animal/dia). Determinou-se o CMS e GMD a cada período de 14 dias. A RA foi mensurada no último dia experimental. A homeopatia propiciou aumento de 17% no GMD, de 15% na eficiência alimentar (EA) e redução de 41% nos valores de conversão alimentar (CA). Nos 28 dias finais, animais tratados apresentaram melhor EA (0,134) que não tratados (0,055). No último período, animais tratados apresentaram maior GMD (1,16kg/dia) que não tratados (0,56 kg/dia), acompanhado de melhor CA. A homeopatia influenciou positivamente o peso final, o peso e rendimento de carcaça. Não foi observada diferença na RA entre os tratamentos. Produtos homeopáticos tornam os animais mais eficientes e com carcaças mais pesadas, desde que fornecidos nos 28 dias finais do confinamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.