Aprendizagem da mecanização e colheita florestal por meio da metodologia de painéis interativos

Autores

  • Daniel Pena Pereira Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba
  • Flávio Cipriano de Assis do Carmo Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos
  • Pompeu Paes Guimarães
  • Pedro Nicó de Medeiros Neto
  • Giselle Lemos Moreira
  • Elany Pereira Marques da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v17i1.1360

Palavras-chave:

educação, metodologias ativas, Gallery Walk

Resumo

A disciplina de mecanização e colheita florestal faz parte da formação de engenheiros agrônomos e florestais. Objetivou-se com esse estudo relatar a experiência de aplicação de metodologias ativas no estudo destas unidades no curso de agronomia do IFTM. A metodologia escolhida foi “Painéis Interativos” associada a uma avaliação em ambiente virtual, envolvendo 26 alunos do 7º período do curso.  Abordaram-se os temas tipos de colheita, transporte, corte e extração florestal. Avaliou-se a eficácia deste método através da participação dos alunos e de teste no Kahoot. O uso dos Painéis Interativos disponibilizou conteúdos de forma mais interativa e interagiu os alunos com os diferentes assuntos. O resultado foi substancial e lançou luz para a aplicação de novas estratégias no ensino da disciplina, tais como os Painéis Interativos também chamados de Gallery Walk ou Galeria de Ideias.

Referências

ASSIS, M. P.; ALMEIDA, M. E. B. Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem. Psicologia da Educação, n. 44, p. 47-56, 2017.

BENEVIDES, A. A.; SANTOS, O.; FREITAS, F. O. S. Gallery walk como estratégia de ensino no curso técnico em alimentos. In: Seminário de Metodologias de Ensino, 1, 2015, Confresa, Anais... Confresa: SEMEI, 2015, p. 1. Disponível em: <http://semeifconfresa.blogspot.com.br/p/trabalhos-aprovados.html>. Acesso em: 6 out. 2017.

CASTANHAO, M. E. L. M. Da discussão e do debate nasce a rebeldia. In: VEIGA, I. P A. et al. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, p. 93-106, 2011.

HAKIM, M. A. R., ANGGRAINI, N. AND SAPUTRA, A. Gallery Walk Technique in Improving Students’ Speaking Skill. Journal of Linguistic and English Teaching (Script Journal), v. 4, n. 1, p. 26-37, 2019.

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, p. 107-109, 2004.

MACHADO, C. C. (Ed.). Colheita Florestal. Ed. UFV, Viçosa, MG: 2002. 468 p.

MACHADO, C. C.; LOPES, E. S. Planejamento. In: MACHADO, C. C., (Ed.). Colheita florestal. 3 ed. Viçosa, MG: UFV, 2014. p. 206-251.

LEÃO, M. F.; GARCÊS, B. P.; SILVA, D. H.; VASCONCELOS, E. L. A. Construção da galeria de ideias com mapas conceituais para estudar a abordagem CTS no ensino de ciências. In: Congresso Brasileiro de Química, 56, 2016, Belém, PA, Anais... Belém, PA: CBQ, 2016, nº 9507. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2016/trabalhos/6/9507-16098.html>. Acesso em: 4 out. 2017.

LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P A. et al. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, p. 37-50, 2011.

PACHECO, R. S. Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa e sua contribuição para o ensino de ciências. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – PUC RS, Porto Alegre, 2017.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 11-21, 2000.

PUSPITASARI, I. The effect of using gallery walk as an alternative technique to students’achievement in speaking. In English Language and Literature International Conference (ELLiC) Proceedings,v. 3, p. 238-243, 2021.

SCHENDEL, J.; LIU, C.; CHELBERG, D. Virtual gallery walk, an innovative outlet for sharing student research work in K-12 classrooms. Frontiers in Education Conference, 2008. FIE 2008. 38th Annual. DOI: 10.1109/FIE.2008.4720431.

SOUZA, D. M.; PRADO, C. S.; SANTOS, M. C. F. O método Gallery Walk: ensinando além do conteúdo. In: Seminário de Metodologias de Ensino, 1, 2015, Confresa, Anais... Confresa: SEMEI, 2015, p. 2. Disponível em: <http://semeifconfresa.blogspot.com.br/p/trabalhos-aprovados.html>. Acesso em: 6 out. 2017.

VALE, I.; BARBOSA, A. Promoting Mathematical Knowledge and Skills in a Mathematical Classroom Using a Gallery Walk. International Journal of Research in Education and Science, v. 7, n. 4, p. 1211-1225, 2021.

VAN BREUKELEN, D.; SMEETS, M.; VRIES, M. Explicit teaching and scafolding to enhance concept learning by design challenges. Journal of Research in STEM Education, v. 1, n. 2, p. 87-105, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa