Análise do mercado de caminhões brasileiros no período de 2010 a 2020

Autores

  • Natália Isabel Lopes Quirino Universidade Federal de Campina Grande, Patos
  • Vinicius Staynne Gomes Ferreira Universidade Federal de Campina Grande, Patos
  • Pompeu Paes Guimarães Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Centro de Ciências Agrárias
  • Flavio Cipriano de Assis do Carmo Universidade Federal de Campina Grande, Patos
  • Elany Pereira Marques da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Patos

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v17i1.1362

Palavras-chave:

logística, mecanização florestal, transporte florestal

Resumo

Veículos de transporte rodoviário de carga tem importância no processo de transporte de produtos provindos das florestas, especialmente de madeira. Não somente pelo volume de carga, o transporte de produtos por rodovias possibilita a interligação de pontos distintos e melhores alternativas de deslocamento. Diante da importância do transporte rodoviário florestal, este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação da produção, exportação e licenciamento da frota de veículos do tipo caminhão, no período de 2010 a 2020. As informações dos caminhões foram coletadas do banco de dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores — ANFAVEA. As estatísticas descritivas, dispostas mensal e anualmente, apontam significativas diferenças no período de 2010 a 2020. A respeito da produção, 2011 foi o ano mais produtivo, seguido de 2013. Em se tratando da produção mensal, os valores tiveram baixa oscilação, sendo janeiro e dezembro os meses com pior desempenho, em média. No tocante as exportações, todos os meses, exceto janeiro, mantiveram a estabilidade na quantidade de caminhões exportados, sendo o ano de 2017 o maior índice de exportação. Em relação ao licenciamento, dezembro foi o mês com maior quantidade de caminhões autorizados a circular pelas vias, sendo 2010 e 2011 os anos com melhores médias.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa