Análise dos produtos florestais transportados por malhas ferroviárias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v17i1.1363Palavras-chave:
ferrovia, adubo e fertilizante, celulose, logística.Resumo
Quando comparado a malha ferroviária brasileira com a de outros países é visível sua extensão modesta. Apesar que, em 1854 foi implantado a primeira ferrovia, no Rio de Janeiro. durante muitos anos as ferrovias foram deixadas de lado pelos governantes, pois a tecnologia trazida pelos caminhões, automóveis e a ampliação das rodovias trariam mais desenvolvimento para o país. Desta forma, este estudo objetivou descrever os produtos florestais que foram transportados por malhas ferroviárias no Brasil. Foram utilizados dados dos anos de 2006 e 2019, fornecidos pelo IBGE, sobre os referentes produtos florestais transportados por ferrovias brasileiras. Foi utilizado a estatística descritiva para representar os dados da quantidade de produtos florestais transportado pelas ferrovias. Dentre as 12 concessionarias avaliadas no transporte de produtos florestais, 10 fizeram o transporte de adubos e fertilizantes e, 9 delas o carregamento de material de extração vegetal e celulose. Conclui-se que, a concessionaria EFVM com maior quantidade transportada para extração vegetal e celulose não foi a que percorreu maior distância na malha ferroviária, contudo, sendo a concessionaria FCA a que transportou produtos da extração vegetal e celulose por maiores distancias, mesmo apresentando número médio inferior deste produto.
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