Produtos florestais não madeireiros no norte e nordeste brasileiro: jaborandi, urucum e outros
DOI:
https://doi.org/10.30969/x3v8k981Resumo
O objetivo foi analisar os parâmetros da inserção no mercado dos produtos aromáticos de modo a mensurar a quantidade produzida, o valor unitário e valor bruto da produção de jaborandi, urucum e outros. Foram utilizadas a taxa de crescimento para a produção e a estimativa do preço de cada variável analisada com base no valor bruto da produção (VBP) e quantidade produzida, no período de 2002 a 2019. Diante disso, verificou-se que para o jaborandi, houve um deslocamento da demanda para a direta, o que representa uma elevação na procura deste produto no mercado nacional. Para os demais produtos, urucum e outros, houve uma tendência de deslocamento da oferta para a esquerda, representando uma perda de produção no cenário regional. Conclui-se que os produtos florestais não madeireiros comercializados no Norte e Nordeste brasileiro, geram competição entre os mesmos, com a elevação do preço médio unitário de cada produto
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