Resíduo oriundo da indústria de beneficiamento de Cocos nucifera aplicado para produção de floculante natural
DOI:
https://doi.org/10.30969/9vrn9p25Resumo
Nas últimas décadas, a poluição dos mananciais de abastecimento piorou devido à ação humana, exigindo medidas tecnológicas para tratar a água. Os taninos são uma opção ecológica e econômica no tratamento de águas residuais. O objetivo deste estudo foi utilizar resíduos da indústria de Cocos nucifera para produzir um floculante natural de tanino. Foram coletados 5 kg de resíduos da empresa Sabor de Coco, localizada no município de Parnamirim, que processa cocos para fins alimentícios. Os taninos foram extraídos por meio do método de banho-maria e cationizados com a reação de Mannich. Os ensaios de coagulação ocorreram com concentração de 200 mg/L, agitando rapidamente (130 rpm por 2 min) e lentamente (30 rpm por 60 min), monitorando pH e turbidez. Os testes com cloreto de ferro seguiram o mesmo procedimento para fins de comparação. O floculante natural à base de tanino oriundo da indústria de beneficiamento de Cocos nucifera obteve eficiência no tratamento de água, reduzindo a turbidez para 88,33 (UTN), sem fazer grandes alterações no pH da água em comparação com o cloreto de ferro. Embora tenha atendido à Resolução 357/05 do CONAMA, são necessários estudos adicionais para aprimorar a remoção de turbidez e ampliar os possíveis usos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.