Aplicação industrial das folhas da Moringa oleífera LAM.: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30969/dgg1yd96Resumo
A exploração dos produtos florestais não madeireiros (PFNM) tem ganhado destaque, pois permite o uso de recursos florestais de forma sustentável. As folhas da Moringa oleifera Lam. são um PFNM promissor em diversos setores da indústria, como alimentícia e cosmética. O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre as folhas da moringa como matéria prima para produção de suplementos alimentares e cosméticos. O estudo foi desenvolvido com base em referencial bibliográfico, aplicando-se a metodologia exploratória, com levantamento de trabalhos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2023 nas plataformas Periódicos Capes, Google Acadêmico e Scielo. Observou-se que embora haja uma grande movimentação no comércio de suplementos alimentares fabricados a partir do pó das folhas da moringa o consumo destes não é regularizado pela ANVISA, como seu uso em dietas alimentares. Embora as folhas apresentem altos valores nutricionais e proteicos são necessários o desenvolvimento de mais estudos que promovam segurança alimentar. Com relação a produção de cosméticos, este é promissor no mercado nacional, ganhando amplo espaço e interesse do público e sem restrições de uso. Dessa forma, conclui-se que as folhas da moringa são um importante recurso vegetal não madeireiro na promoção do desenvolvimento sustentável em industrias de diferentes áreas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.