O volume do recipiente influencia na qualidade de mudas de ora-pro-nóbis?
DOI:
https://doi.org/10.30969/vsa3t569Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de mudas de ora-pro-nóbis produzidas em recipientes de diferentes volumes. O experimento foi realizado na horta experimental da Universidade Federal do Acre, durante os meses de outubro a novembro de 2023. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e dez repetições. Os tratamentos foram os volumes de recipiente, sendo: 50 cm3, 100 cm3, 150 cm3 e 200 cm3, disponíveis no comércio. A produção das mudas foi realizada utilizando-se estacas seccionadas de matrizes adultas, padronizadas em diâmetro e comprimento, acondicionadas nos recipientes com substrato comercial. Aos 30 dias, foram avaliados nas mudas: altura total, diâmetro do coleto, comprimento foliar, largura foliar, número total de brotações, número total de folhas, número total de raízes, massa fresca da parte aérea, massa fresca das raízes, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, massa fresca total, massa seca total e calculou-se o Índice de Qualidade Dickson. Houve efeito significativo do volume dos recipientes (p<0,05) para todas as variáveis avaliadas, exceto diâmetro do coleto. Mudas de ora-pro-nóbis produzidas em recipientes de 200 cm³ apresentam qualidade superior. Recipientes com volumes de 50 cm³, 100cm3 e 150 cm3 reduzem as características biométricas das mudas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.