Geotecnologias da avaliação da fragmentação da caatinga: O caso do Açude Jatobá, Patos-PB
DOI:
https://doi.org/10.30969/ynddzp13Resumo
O processo de fragmentação da caatinga devido ao uso intenso do solo para atividades agropecuárias ameaça a biodiversidade e integridade desse ecossistema. Logo, ferramentas de geotecnologia são cruciais para monitorar e mapear as mudanças de uso do solo. A Ecologia da Paisagem é uma abordagem essencial para compreender a estrutura da paisagem e a distribuição das classes de uso e cobertura da terra. O estudo foi realizado na área de influência do açude do Jatobá, destacando a predominância da classe Agropecuária e a necessidade de conservação das pequenas manchas de vegetação. Os resultados indicam a importância da preservação desses fragmentos na conectividade florestal e na manutenção da biodiversidade local. O índice de forma revelou que fragmentos circulares são menos suscetíveis aos efeitos de borda, mas os menores estão em maior risco de desaparecimento, exigindo medidas de conservação específicas. Esses achados destacam a importância da compreensão da fragmentação florestal para o manejo sustentável dos recursos naturais na região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.