Avaliação morfológica e fisiológica de sementes de Phaseolus lunatus L. da mesorregião do agreste paraibano
DOI:
https://doi.org/10.30969/cvavme96Resumo
A fava tem sua produção quase que exclusiva pela agricultura família, cujos agricultores utilizam as cultivares com melhores características sensoriais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a morfologia das sementes de fava utilizando leitura de imagens por software e a qualidade fisiológica das sementes produzidas na mesorregião do agreste paraibano. Realizou-se a biometria das sementes por imagens utilizando o ImageJ, o peso de cem sementes, teste de germinação, o índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca das plântulas. Os dados de comprimento e largura das sementes diferiram estatisticamente, podendo ser classificados pelo comprimento, como grandes (superior a 1,71 cm), medias (1,55 cm) e pequenas (igual ou inferior a 1,12 cm). As sementes apresentam viabilidade acima de 93%. Os acessos 25 e 26 tiveram os melhores valores de comprimento da parte aérea e radicular, o acesso 19 teve o menor comprimento do sistema radicular. Ambos os acessos não diferiram estatisticamente para a massa seca aérea. As sementes de fava produzidas na região do agreste paraibano podem ser classificadas em grandes e pequenas. As sementes apresentam alta viabilidade e vigor, com excelente desempenho inicial independentemente do tamanho das sementes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.