PARÂMETROS DA EQUAÇÃO DE VAN GENUCHTEN E ÍNDICE S DE SOLO SOB LÂMINAS CRESCENTES DE IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA

Autores

  • Vital Paulino do Amaral Júnior
  • Herlon Bruno Ferreira Barreto UFLA
  • Neyton de Oliveira Miranda UFERSA
  • José Francismar de Medeiros UFERSA
  • André Souza Lima

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v8i4.230

Palavras-chave:

Salinidade do solo, van Genuchten, curva de retenção.

Resumo

O problema da salinidade ocorre com mais frequência em regiões áridas e semi-áridas, como é o caso do Nordeste brasileiro, os efeitos negativos da salinização no solo são desestruturação, aumento da densidade aparente, e da retenção de água no solo, redução da infiltração de água pelo excesso de íons sódicos. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação do DCAT da UFERSA, com altitude média de 18 m, o clima local é do tipo BSwh´, com base na classificação de Köppen. O experimento foi conduzido utilizando-se um tipo de solo: CambissoloHáplico, com TSFA acomodado em bandejas, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições, e quatro tratamentos, os quais foram uma testemunha e três lâminas de irrigação. Os parâmetros da equação de van Genuchten e os valores de índice S, obtidos para cada parcela foram submetidos à análise de variância e teste Tukey a 5 % de probabilidade. O aumento das lâminas de irrigação afeta de forma negativa a qualidade física do solo, aumentando de forma linear o índice S.

Biografia do Autor

  • Vital Paulino do Amaral Júnior
    Eng. Agronomo
  • Herlon Bruno Ferreira Barreto, UFLA
    Eng. agronomo, Mestre em Irrigação e Drenagem, Doutorando em Recursos Hidricos.
  • Neyton de Oliveira Miranda, UFERSA
    Eng. Agr. D. Sc., Professor do Departamento de Ciências Vegetais – UFERSA-Mossoró-RN
  • José Francismar de Medeiros, UFERSA
    Eng. Agr. D. Sc., Professor do Departamento de Ciências Vegetais – UFERSA-Mossoró-RN
  • André Souza Lima
    Eng. Agronomo, Mestre em Irrigação e Drenagem.

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Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa