Densidades de semeadura na produção de biomassa de plantas de feijão de porco no município de Mossoró, RN
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i1.272Palavras-chave:
Canavalia ensiformes, leguminosas, adubação verdeResumo
A adubação verde é prática milenar que visa melhorar a capacidade produtiva dos solos através da oferta de material orgânico vegetal não decomposto, o qual é produzido por plantas cultivadas exclusivamente para este fim, manejadas no inicio do seu ciclo reprodutivo. Tendo em vista que a produção de biomassa é uma das principais características observadas para indicação de espécies de adubos verdes, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes densidades de semeadura na produção de biomassa de plantas de feijão de porco (Canavalia ensiformes), no município de Mossoró, RN. O delineamento experimental foi consecutivamente para a fazenda experimental e para a horta ambas da UFERSA, O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 4x4, com 16 tratamentos e quatro repetições, totalizando 64 parcelas. Cada parcela era determinada por uma área de 1 m2, separadas entre elas também por 1 m2, perfazendo uma área de 225 m2. Os tratamentos aplicados às parcelas foram constituídos por quatro espécies de leguminosas e quatro densidades de semeadura, os quais foram (10, 20, 30 e 40 plantas m-2). O experimento foi delineado em blocos casualizados completos com quatro repetições. A parcela experimental era constituída por uma área 1m2. A espécie de leguminosa utilizada foi feijão de porco (Canavalia ensoformis). Os tratamentos aplicados às parcelas foram quatro densidades de semeadura (10, 20, 30 e 40 plantas m-2).
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.