Rabanete (Raphanus sativus L.) em sucessão aos cultivos de cenoura e coentro em sistema orgânico de produção
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i1.331Palavras-chave:
AgronomiaResumo
O efeito residual da adubação anterior em cultivos subsequente é de suma importância, uma vez que a fertilização do solo em uma atividade tão intensa, como a olericultura, aumentaria o custo de produção sempre que fosse implantada uma nova cultura. Este trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Mossoró-RN, no período de fevereiro a março de 2010. Objetivou-se avaliar o efeito residual da adubação com espécies espontâneas da caatinga (jitirana, mata-pasto e flor-de-seda) aplicada nas culturas de cenoura e coentro, sobre o rendimento de rabanete em cultivo subsequente. A cenoura assim como o coentro foi plantada em parcelas de 1,2 x 1,2m e adubado com espécies espontâneas, nas quantidades: 6,0; 12,0; 18,0; 24,0 e 30,0 t ha-1. Após a retirada dos dois primeiros cultivos (cenoura e coentro), semearam-se sementes de rabanete nas parcelas referente aos tratamentos acima citados. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições, no esquema fatorial 5 x 3, sendo cinco quantidades e três tipos de adubos verdes (jitirana; mata-pasto e flor-de-seda). A cultivar de rabanete plantado foi a Crimson Gigante. As características avaliadas do rabanete foram: altura de planta, diâmetro de raiz, rendimento e massa seca total de raízes. A quantidade de 30 t ha-1 de adubos verdes foi o que promoveu o maior efeito residual nas características avaliadas do rabanete. Os adubos verdes jitirana e flor-de-seda proporcionaram os maiores rendimentos agronômicos no rabanete.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.