Ciclagem do carbono do solo nos sistemas de plantio direto e convencional
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i2.351Resumo
O uso do solo em sistemas agrícolas atuam modificando tanto a entrada como a saída de Carbono para a atmosfera, em função da produção diferenciada de resíduos, número de cultivos, das espécies vegetais, da adubação, dos procedimentos de colheita, do preparo do solo e do manejo dos restos culturais. O objetivo de nossa revisão de literatura foi destacar a importância da matéria orgânica no manejo do solo, seu teor, importância dos microrganismos no equilíbrio do solo, mensuração do estoque de carbono e, sua ciclagem nos dois sistemas de manejo do solo (cultivo convencional e plantio direto). Desse modo, a adoção de sistemas de manejo deve ser levada em consideração, entre outros aspectos, quanto ao seu efeito sobre os teores de Matéria Orgânica do solo (MOS). O plantio direto, comparado ao convencional, é o sistema que melhor protege a matéria orgânica do solo, pois funciona à semelhança de um ambiente não perturbado. O carbono é um dos principais componentes da MOS, e os seus estoques irão variar em função das taxas de adição, por resíduos vegetais e, ou, animais, e de perdas, dentre elas, as decorrentes da erosão e da oxidação pelos microrganismos do solo. O ciclo do carbono é perfeito, pois o elemento é devolvido ao meio à mesma taxa a que é sintetizado pelos produtores. Nos solos agrícolas brasileiros, o plantio direto favorece tanto o aumento da biomassa microbiana do solo, quanto o sequestro de carbono, com incrementos de 5,2 a 8,5 Mg C ha-1 superiores ao solo sob preparo convencional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.