As várias cultivares de banana e a problemática de sua comercialização no município de Olinda Nova do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i4.470Resumo
A produção de leite por vaca tem aumentado nas últimas décadas A banana é uma fruta de grande importância mundial e o quarto alimento vegetal mais consumido no mundo. O cultivo da bananeira está distribuído por todo o território nacional, sendo a região Nordeste a maior produtora, com 34 % da produção nacional. O município de Olinda Nova do Maranhão está localizado na mesorregião do norte do Maranhão, microrregião Baixada Maranhense, e conta com uma pequena produção agrícola. O objetivo desse trabalho é identificar as cultivares plantadas e comercializadas no município de Olinda Nova do Maranhão. Foi realizado a visitar a cinquenta e nove domicílios de produtores familiares onde Foi aplicado um questionário, contendo questões referentes à obtenção de mudas, espécies cultivadas, produção e comercialização desses frutos. O presente estudo caracterizou a banana como comércio de vizinhança e, por ser um produto muito perecível, é importante que sua comercialização seja rápida, racional e com cuidados para reduzir as perdas e, ainda, para que o produto chegue ao seu destino em boas condições. A partir deste trabalho, percebeu-se que há uma grande quantidade de bananas cultivadas, mas elas não têm relevância econômica. Sendo qualificadas somente para o mercado municipal, devido às menores exigências de qualidade, mas em pequenas proporções.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.