ESTUDO E AVALIAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CARNE SUÍNA “IN NATURA” E INDUSTRIALIZADA NA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA-PB

Autores

  • Jobson Paulo da Silva
  • Ludmila da Paz Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v5i1.49

Palavras-chave:

consumidor, marketing, mercado, suinocultura, valor nutritivo

Resumo

Tendo em vista a necessidade de quebrar alguns preconceitos com relação à carne suína, pesquisas vêm sendo realizadas objetivando o real esclarecimento dos benefícios dessa carne para a população. O trabalho objetivou diagnosticar o perfil do consumidor de carne suína e seus derivados na microrregião de Guarabira-PB. Foram realizadas entrevistas nas cidades de: Guarabira, Pirpirituba, Alagoinha, Cuitegi e Belém. As entrevistas foram realizadas mediante aplicação de questionário, contendo 37 questões objetivas referentes ao consumo de carne suína “in natura” e seus derivados industrializados. No intuito de se ter uma distribuição heterogenia da população entrevistada, fez-se um planejamento de controle da aplicação dos questionários, determinando a preferência ou não do consumo de carne suína e um diagnostico sócio-econômico do consumidor. Para verificação da análise estatística, foi utilizado o programa Microsoft Excel. De acordo com os resultados obtidos, 62% consomem a carne suína e 38% não consomem. Dentre os não-consumidores a maioria 34% alega que a carne é carregada e faz mal. Evidenciando que a falta de informações sobre o valor nutritivo e a procedência da carne e seus derivados atrelado ao preconceito é o principal entrave do consumo da carne. Mediante resultados deste trabalho observamos que o marketing será um aliado essencial na quebra do preconceito com relação à carne suína. 

 

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Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa