Variabilidade espacial da resistência à penetração do solo em área de capineira irrigada no semiárido
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i1.495Palavras-chave:
AgronomiaResumo
As restrições climáticas do semiárido nordestino para a produção animal é suprida por meio do fornecimento de alimentos através de capineiras irrigadas. Contudo, as constantes colheitas mecanizadas podem modificar as propriedades físicas e dinâmicas do solo, aumentando a compactação do solo. Portanto, objetivou-se neste trabalho avaliar o padrão de distribuição espacial da resistência mecânica do solo à penetração (RP) em área de capineira irrigada no semiárido nordestino. O experimento foi conduzido em uma capineira cultivada com capim-elefante em Petrolina-PE sob um Argissolo. A RP foi obtida com um penetrômetro de impacto IAA/Planalsucar Stolf nas camadas de 0–10, 10–20, 20–30 e 30–40 m seguindo uma grade amostra de 60 pontos com espaçamento equidistante de 10 m entre pontos. Os dados foram submetidos a análise de estatística descritiva e geoestatística. A RP do solo apresentou dependência espacial em todas as camadas avaliadas, com valores acima do limite para solos arenosos, indicando necessidade de intervenção e remoção da camada compactada. Houve incremento da RP com o aumento da profundidade, atingindo níveis máximos principalmente entre 20 e 30 cm de profundidade. Os métodos geoestatísticos permitiram o zoneamento da área definindo regiões específicas com maiores níveis de compactação (RP).
Referências
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt;
mso-para-margin:0in;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
</style> <![endif]-->
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.