Comportamento Do Consumidor De Banana Do Município De Mossoró-RN

Autores

  • WAGNER CESAR FARIAS UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v10i2.500

Palavras-chave:

Agronomia, Comportamento do consumidor. Satisfação. Bananicultura.

Resumo

A busca pela longevidade e a procura por alimentos mais saudáveis fizeram com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. Diante disso, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de banana nos Supermercados de Mossoró (SP) através do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e, com base nas respostas obtidas nos questionários aplicados, traçou-se o perfil dos consumidores, destacando-se suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Verificou-se que é a maior participação dos consumidores que vão ao supermercado fazer as compras é do gênero feminino (68%), enquanto que o gênero masculino representou apenas 32% dos entrevistados. Encontrou-se satisfação de 67% dos entrevistados quanto à qualidade das bananas comercializadas, sendo a aparência e o preço, as principais causas de satisfação. A opinião dos consumidores deve ser considerada na tentativa de identificar os pontos que devem ser melhorados dentro da cadeia de comercialização, a fim de melhorar as qualidades das bananas.

Downloads

Publicado

2014-06-15

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa