Perdas pós-colheita em tomate, pimentão e cebola no mercado varejista de Santarém – PA
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i3.531Resumo
Os produtos hortícolas estão sujeitos a diversos tipos de danos após a colheita, ocasionados por condições inadequadas de manuseio e armazenagem, doenças e injúrias mecânicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as principais causas de perdas pós-colheita em hortaliças comercializadas por uma rede varejista de supermercados de Santarém - PA. O trabalho foi conduzido em uma das lojas de comércio varejista de Santarém - PA, no período de janeiro a junho de 2013. Para identificação das perdas em tomate, pimentão e cebola, foram considerados dois tipos de amostras: 1) Qualidade inicial – refere-se à hortaliça comprada pelo distribuidor, que ainda não foi levada para a área de vendas, representando fontes potenciais de perdas; 2) Descarte – refere-se à hortaliça descartada pelo supermercado e corresponde à perda real ou perda física, ocorrida durante a comercialização. Os danos nas hortaliças foram avaliados e classificados em: danos fisiológicos, microbiológicos e mecânicos. Tomou-se uma amostra mensal de duas caixas de 20 kg. Constatou-se que 19%, 25% e 27%, das amostras de tomate, pimentão e cebola, respectivamente, foram descartadas por apresentar algum tipo de dano. Danos microbiológicos foram às principais causas potenciais de perdas em pimentão (38%) e cebola (55%), e danos mecânicos para tomate (57%). Danos microbiológicos foram às causas reais de perdas em pimentão (45%) e tomate (65%), e danos mecânicos para cebola (52%).
Palavras-chave: danos mecânicos, ferimentos, injúrias, mofado
Downloads
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.