CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR DE OVOS DE CODORNA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

Autores

  • Felipe Eduardo da Silva Sobral
  • Patrícia Araújo Brandão
  • Patrícia Araújo Brandão
  • Iere Caindre Andrade Brito

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v5i1.57

Palavras-chave:

mercado, ovos, perfil consumidor

Resumo

A finalidade deste trabalho foi caracterizar o perfil do consumidor de ovos de codorna no município de Patos-PB. Foram entrevistadas diretamente, mediante aplicação de um questionário com 22 perguntas fechadas, 200 pessoas residentes no município Patos. Os dados coletados foram analisados, utilizando-se o programa Microsoft Excel. Na análise dos dados observou-se que a maior freqüência de consumidores é feminina (53,0%), com grau de instrução referente ao ensino superior incompleto e completo de 39,4% e 18,4% respectivamente. Constatou-se que 59,3% da população argüida consomem ovos de codorna. Os principais motivos apontados por eles vão desde o sabor (45,6%), o valor nutritivo (17,6%) e o hábito de consumo do ovo (5,6%). O consumo de ovos pela população entrevistada demonstrou maior ênfase em períodos superiores há seis meses (26,5%) e há um ano (17,6%) A maior dúvida a respeito dos ovos de codorna foi verificada no quesito diferença entre colesterol do ovo da galinha e do ovo da codorna (47,7%). Ficou claro que é necessário realizar campanhas de marketing, através de palestras, elaboração de panfletos, e outros, a fim de informar a população, e maximizar o consumo de ovos de codorna, mostrando os valores nutricionais e a sua importância através da difusão e socialização de novos conhecimentos para a nutrição humana.

Downloads

Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa