Produção familiar rural e práticas agrícolas sustentáveis: Estudo de caso na mesorregião do sertão paraibano.
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v12i2.630Palavras-chave:
Semiárido, Tecnologias sustentáveis, Economia solidária, Agricultura familiar.Resumo
Durante muito tempo o Nordeste Brasileiro sofreu com a falta de assistência de várias esferas da sociedade. A seca era o principal alvo de debates que envolviam essa região. As tentativas de assistir àquela região eram ineficientes, pois não solucionavam o problema, uma vez que estavam centradas na disponibilização e armazenamento de água. A partir das últimas décadas do século XX, sugiram entidades - públicas e privadas – que buscam contribuir para a superação de problemas antigos, dando qualidade de vida, possibilitando o agricultor a ter o seu próprio sustento, e permitindo uma melhor convivência com a semiaridez, sem prejudicar o meio ambiente. Desse modo, o objetivo central deste relatório é identificar e discutir as principais tecnologias difundidas na mesorregião do Sertão Paraibano, que buscam contribuir para o fortalecimento da produção familiar no semiárido, bem como as principais organizações com atuação nessa área do território estadual. Para a realização deste trabalho foram utilizados diversos procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa bibliográfica; levantamento de dados secundários no IBGE; e pesquisa direta com realização de entrevistas. Depois de identificar as principais tecnologias e entidades com atuação na área, a pesquisa conclui pela importância do trabalho dessas instituições na disseminação das tecnologias sustentáveis na mesorregião do Sertão Paraibano, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.