INFLUÊNCIA DO ESTRESSE CALÓRICO NA FISIOLOGIA HORMONAL DE BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i2.662Resumo
O setor pecuário brasileiro tem obtido destaque na economia nacional e mundial, como também na geração de empregos no mercado de trabalho, sendo impulsionado principalmente pela bovinocultura. Um dos fatores limitantes para essa atividade são condições ambientais adversas, no qual se configura em uma importante fonte de perda econômica e com efeitos adversos sobre a produção, reprodução, mortalidade de crias e sanidade em geral. O conhecimento da fisiologia hormonal serve de suporte e ajuda a identificar caso o animal se encontre em situação de estresse. Com isso, objetivou-se com esse trabalho enfatizar os efeitos do estresse calórico sobre fisiologia hormonal na espécie bovina. A partir do que foi exposto é possível concluir que o estresse térmico gera inúmeras alterações fisiológicas nos bovinos, tornando-os mais susceptíveis a doenças e influenciando negativamente na produção e reprodução desses animais. Sabendo-se que é impossível evitar a influência ambiental na criação animal, deve-se pelo menos reduzir esses efeitos a fim de proporcionar melhor produtividade e bem estar animal. Em condições ambientais estressantes, modificações no manejo, nutrição, instalações e equipamentos, devem ser realizadas, para melhorar o conforto térmico e assim maximizar a produtividade.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.