Impactos ambientais gerados no processo de produção de cerâmicas no extremo sul do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v13i3.892Palavras-chave:
Floresta Nativa, forno, meio ambiente.Resumo
Com o aumento demográfico brasileiro, grandes setores desenvolveram-se para suprir a demanda populacional. O setor ceramista foi um deles, confeccionando produtos destinados a construção civil, gerando emprego para milhares de pessoas em todo o país. As cerâmicas vêm buscando uma produção de qualidade, investindo em tecnologia, visando à homogeneidade dos seus produtos para facilitar sua comercialização. O trabalho objetivou avaliar as etapas de produção de três cerâmicas e identificar problemas no processo de produção e os impactos ambientais, visando minizá-los. Foram aplicados questionários semiestruturados e realizado visitas periódicas nas empresas. Todo o processo de produção das empresas constava de 12 etapas, desde a obtenção da argila até o escoamento da produção. As empresas contavam com uma média de 14 trabalhadores diretos, utilizavam o forno do tipo abóboda, e tinha o bloco como o material primordial de comercialização. A lenha utilizada pelas cerâmicas é de espécies nativas da região. As empresas não apresentaram um bom controle e uma boa preocupação em relação as suas atividades para com o meio ambiente e sociedade. Faltam técnicos da área para instruir os empresários para investir em tecnologia para melhorar a produção e compensar de forma significativa as atividades de impacto ao meio ambiente.Referências
ALENCAR-LINARD, Z. U. S.; SAEED-KAHN, A.; LIMA, P. V. P. Percepções dos impactos ambientais da indústria de cerâmica no município de Crato no estado do Ceará, Brasil. Economía, Sociedad y Territorio, v. 15, n. 48, p. 397-423, 2015.
FERREIRA, E. P.; PANTALEÃO, F. S.; FERREIRA, J. T. P.; FERREIRA, A. C. Diagnóstico Ambiental das áreas de extração de argila em município produtor de cerâmica. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 14, p. 1143-1155, 2012.
MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método Nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2º ed. São Paulo: Pioneira, 1999. 203 p.
SILVA, A. P. M.; MEDEIROS, J. F. Problemas socioambientais causados pelas indústrias de cerâmicas no município de Encanto-RN. Geotemas, v. 1, n. 1, p. 67-77, 2011.
SILVA, N. A.; FURTADO, O. S.; DIAS, W. S.; SELLITTO, M. A. Avaliação do desempenho ambiental em uma empresa da indústria cerâmica de Tocantins. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 21, p. 848-861, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.