Análise da carga física de trabalho em ambiente de marcenaria
DOI:
https://doi.org/10.30969/jjawmc41Resumo
Neste estudo, analisou-se a carga física de trabalho em uma marcenaria, com o objetivo de avaliar o impacto nas condições de trabalho do operador. A pesquisa foi realizada na marcenaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos. Diversas atividades foram investigadas, incluindo medição, marcação e corte de madeira, lixamento, montagem de peças e utilização de ferramentas como serra circular, lixadeira de bancada, lixadeira roto orbital, martelo, furadeira e pregos. A carga física de trabalho foi avaliada por meio de um monitor de frequência cardíaca Xoss, modelo X2H, que o marceneiro usou enquanto executava suas tarefas. Os dados da frequência cardíaca foram categorizados conforme a metodologia de Apud (1989), que classifica a carga de trabalho em diferentes níveis com base na frequência cardíaca. Os resultados revelaram que a carga de trabalho foi classificada como "leve" de acordo com a classificação de Apud. A carga cardiovascular não ultrapassou 40%, o que significa que não serão necessárias pausas durante o trabalho. Isso tem implicações significativas para a saúde e segurança dos trabalhadores e pode ajudar a melhorar as condições de trabalho nesse ambiente específico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.