Germinação em sementes de melancia forrageira em função do ponto de colheita dos frutos
DOI:
https://doi.org/10.30969/ssn03t81Resumo
A pesquisa foi conduzida em Teresina-PI, no Laboratório de Sementes do Departamento de Fitotecnia/CCA/ UFPI, de agosto a outubro de 2023. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições, com os tratamentos resultantes da interação ponto de colheita dos frutos (gavinha verde; gavinha necrosada) e hidratação (00, 02 e 04 horas), em parcelas de 20 sementes. Independente da situação da gavinha, os frutos foram colhidos com a aparência de frutos maduros, dadas alterações de natureza morfológica verificada nos frutos: perda da opacidade da casca, cor amarela acentuada, inclusive na mancha de encosto, com sementes de cor marrom a vermelho, identificadas como apropriadas para consumo. Foram aferidos os parâmetros: conteúdo de umidade das sementes consoante os tratamentos, germinação inicial e total. Concluíram-se que: estado de maturação do fruto e prehidratação influem na qualidade das sementes, as quais podem ser colhidas de frutos antes da necrose da gavinha, pois apresentam maior peso e conteúdo de umidade. Duas horas de hidratação garantem a germinação nas sementes de frutos com gavinha verde, sendo necessário 06 horas de hidratação para sementes com a gavinha necrosada. As sementes de frutos com pedúnculo verde apresentaram germinação mais elevada, podendo atingir até 70%.
Palavras-chave: Citrulus lanatus cv. Citróides; análise de semente; condicionamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.