Utilização do buriti (Mauritia flexuosa L.)  na alimentação animal: uma alternativa para o pequeno agricultor familiar no Cerrado

Autores

  • Pedro Henrique de Souza Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Guilherme Silva de Souza Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marcelo Augusto Rosso Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Vanessa Bonfim da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0001-6560-9149

DOI:

https://doi.org/10.30969/3cdttn39

Resumo

O uso de fontes alternativas de alimentação animal tem se tornado cada vez mais importante, especialmente no contexto da agricultura familiar, na qual a sustentabilidade econômica é um fator determinante. No Cerrado, o buritizeiro (Mauritia flexuosa L.) é uma palmeira nativa com elevado potencial nutricional, mas ainda subexplorada na alimentação animal. Seus frutos, ricos em lipídios, proteínas e vitaminas, e seus subprodutos, como cascas e sementes, apresentam oportunidades de utilização sustentável. Assim, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca do potencial de utilização do buriti na alimentação animal. Para isso, foi feita uma revisão de literatura através das seguintes bases de dados: SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Foram analisadas 58 publicações, que compreenderam o período entre 2000 e 2025. A literatura aponta que o buriti se destaca por sua rusticidade, adaptando-se bem às condições edafoclimáticas do Cerrado. O uso de seus subprodutos em rações tem benefícios no desempenho zootécnico de diversas espécies animais. Além disso, sua utilização pode contribuir para a redução de custos operacionais com dietas comerciais e suplementação nutricional, além de aproveitar resíduos agroindustriais de forma sustentável. Portanto, a utilização do buriti na alimentação animal representa uma oportunidade para a agricultura familiar, nas regiões Cerradeiras.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique de Souza Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • Guilherme Silva de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • Marcelo Augusto Rosso, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • Vanessa Bonfim da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutora (UFBA - 2023) e Mestre em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2019) e graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2017). Atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus IX - Barreiras, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

2025-09-05

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa