HAMBURGUER CAPRINO – PARÂMETROS QUIMICO, MICROBIOLÓGICO E SENSORIAL.

Autores

  • HYNGRID RANNIELLE OLIVEIRA GONSALVES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Limoeiro do Norte.
  • ANTONIA LUCIVÂNIA SOUSA MONTE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Limoeiro do Norte.
  • GERMANA CONRADO DE SOUZA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Limoeiro do Norte.
  • HYNGLA EMANUELLE OLIVEIRA GONSALVES
  • JOÃO LUIZ DE SOUSA COÊLHO

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v8i2.184

Resumo

RESUMO

 

O objetivo deste estudo foi elaborar hambúrguer caprino com adição de proteína texturizada de soja, além de avaliar os parâmetros químico, microbiológico e sensorial, possibilitando o aproveitamento total da carne caprina. Foram utilizados três tratamentos, a saber, 1 (10% de e proteína texturizada de soja), 2 (5% de e proteína texturizada de soja) e 3 (0% de e proteína texturizada de soja).  Foram realizados os Testes de ordenação-preferência e aceitação, as determinações referentes a composição centesimal e análise de  coliformes a 35° C e 45ºC. O hambúrguer de formulação 3, composto por carne caprina sem adição de PTS obteve maior aceitação em relação aos demais. Os teores de umidade, lipídios e proteínas das amostras de hambúrgueres encontravam-se dentro dos valores exigidos pela legislação, como também, os valores para coliformes a 45°C. Sendo assim, os hambúrgueres caprino com adição de PTS não apresenta boa aceitação sensorial em função da rejeição dos provadores pela PTS.

.

Palavras-chave: coliformes, lipídeos, proteína.

Biografia do Autor

  • HYNGRID RANNIELLE OLIVEIRA GONSALVES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Limoeiro do Norte.
    Tecnologia de Alimentos

Downloads

Publicado

2012-11-08

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa