ANÁLISE DA VIBRAÇÃO MÃO-BRAÇO NA COLHEITA FLORESTAL SEMIMECANIZADA
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v15i1.1016Abstract
Operações do trabalho semimecanizado na colheita florestal podem trazer desconforto e riscos à segurança e à saúde dos operadores. Uma das máquinas muito utilizadas na operação de corte é a motosserra. Porém seu uso diário pode acarretar graves acidentes e doenças devido à exposição a vibração, muitas vezes acima dos limites de referência das Normas Regulamentadoras. Este trabalho objetivou avaliar os níveis de vibração na operação de corte de madeira de eucalipto no município de Itabira, estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada em um povoamento de Eucalyptus cloeziana, durante o período de abril a junho de 2017. O estudo avaliou a atividade de corte florestal. A vibração foi mensurada utilizando o acelerômetro de acordo com as três coordenadas ortogonais (X, Y, Z) estabelecidas pela norma ISO 5349-1. De acordo com a classificação da exposição humana a vibração e estabelecida pelas Normas ISO 5349-1, foram observados que o traçamento e o desgalhamento tiveram sua classificação em fadiga em ambas coordenadas (xy e z), na atividade de derrubada foi classificada em fadiga na coordenada z e em exposição na coordenada xy. Os resultados indicam que as motosserras utilizadas nas atividades avaliadas podem ocasionar danos à saúde e a integridade física dos operadores.
References
CONAW, P. L. Estatística. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1977. 264 p.
DIRECTIVE 2002/44/CE. Prescrições mínimas de segurança e de saúde relativas a exposição dos trabalhadores aos riscos por agentes físicos (vibrações) do Parlamento Europeu. EU Good Practice Guide HAV; WBV Good practice Guide v. 6, 7 p., 12/06/2006.
FERNANDES, J.C. Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano, 2000. Apostila
FIEDLER, N.C. Avaliação ergonômica de máquinas utilizadas na colheita de madeira. Viçosa: UFV, 1995. 126p. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, 1995.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda, 2012.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 5349-1:2001. Mechanical vibration – Measurement and evaluation to human exposure to hand-transmitted vibration – Part 1: General requeriments. 2001.
LEÃO, R. D. PERES, C. C. Noções sobre DORT, Lombalgia, Fadiga, Antropometia, Biomecânica e Concepção do Posto de Trabalho. 2005. Disponível em <http://www.celuloseonline.com.br/imagembank/>. Acesso em 12 jun. 2017
MACHADO, C. C. Colheita florestal. 2.ed. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2008. 468 p.
SILVA, E. N. et al. Avaliação técnica e econômica do corte mecanizado de Pinus sp. com Harvester. Revista Árvore, v.34, n.4,p. 745-753, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.