Viabilidade econômica em povoamento de Eucalyptus spp. mal conduzido na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v15i3.1175Keywords:
Manejo florestal, eucaliptocultura, povoamentos florestaisAbstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar a rentabilidade e produtividade de um povoamento de Eucalyptus spp. mal conduzido no Estado da Paraíba em relação à um povoamento em condições adequadas de manejo e produtividade. Os dados foram obtidos do inventário florestal realizado no povoamento de Eucalyptus spp. com área de 43,7 ha e idade de 10 anos. Esse povoamento teve um baixo investimento de implantação e manutenção, fato que resultou em uma alta taxa de mortalidade, sendo classificado como mal conduzido (Cenário 1). Para quantificação da perda econômica e de produtividade utilizou-se como parâmetro os dados de um povoamento considerado ideal (Cenário 2), sendo aquele em que houve maior investimento para a implantação e manutenção em todas as fases de desenvolvimento, atingindo assim a produtividade esperada para a região do estudo. A viabilidade econômica foi avaliada pelos indicadores econômicos: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Relação Benefício/Custo (B/C). Constatou-se que a atividade da eucaliptocultura no Estado da Paraíba é economicamente viável com VPL positivo, TIR maior que a TMA e B/C acima de 1 para ambos os cenários. Porém, o povoamento atual (Cenário 1) apresentou perda de R$ 2.256,43 ha-1 em comparação com o VPL do povoamento esperado. Conclui-se que o povoamento atual deve ser reformado visando um maior retorno econômico.
References
ALVARES, C. A.; STAPE, J. L.; SENTELHAS, P. C.; GONÇALVES, J. L. M.; SPAROVEK, G. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2013.
FLORIANO, E. P. Potencialidades de Produção Florestal em Alagoas. Rio Largo: Edição do autor, 2018. 182 p.
GOLTZ, V. Viabilidade econômica para a implantação de cultivo de eucalipto para fins energéticos na Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários LTDA. 2013. 38 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
MOLEDO, J. C.; SAAD, A. R.; DALMAS, F. B.; ARRUDA, R. O. M.; CASADO, F. Impactos ambientais relativos à silvicultura de eucalipto: uma análise comparativa do desenvolvimento e aplicação no plano de manejo florestal. Geociências. São Paulo, v. 35, n. 4, p. 512-530, 2016.
NOGUEIRA FILHO, F. P.; BAJAY, M. M.; SOUSA, J. A.; ARAÚJO, J. D. M.; CORREIA, D. Viabilidade econômica da produção de eucalipto no polo moveleiro de Marco – Ceará. Revista iPecege, v. 3, n. 4, p. 22-34, 2017.
QUEIROZ, A. M.; SILVA, Z. A. G. P. G. Aspectos econômicos dos plantios com eucalipto (Eucalyptus spp.) na região do Baixo Acre. Floresta, Curitiba, PR, v. 46, n. 3, p. 287 - 296, 2016.
REZENDE, J. L. P.; PADUA, C. T. J.; OLIVEIRA, A. D.; SCOLFORO, J. R. S. Análise econômica de fomento florestal com eucalipto no Estado de Minas Gerais. Cerne, Lavras, v. 12, n. 3, p. 221-231, 2006.
REZENDE, J. L. P.; OLIVEIRA, A. D. Análise econômica e social de projetos florestais. 3. Ed. Rev. Ampl. Viçosa, MG: Ed. UFV; 2013. 385 p.
SILVA, M. L.; JACOVINE, L. A. G.; VALVERDE, S. R. Economia florestal. 2. Ed. Viçosa: UFV; 2005.
SANGUINO, A. C. Custos de implantação e rentabilidade econômica de povoamentos florestais com Teca no Estado do Pará. Ciências Agrárias, v. 52, p. 61-78. 2009.
VIRGENS, A. P.; FREITAS, L. C.; LEITE, A. M. P. Análise Econômica e de Sensibilidade em um Povoamento Implantado no Sudoeste da Bahia. Floresta e Ambiente, v. 23, n. 2, Seropédica, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.