Uso do Hidrogel na Silvicultura Regional
DOI:
https://doi.org/10.30969/katzjx31Abstract
Os hidrogéis são polímeros hidroretentores que podem contribuir para o estabelecimento das plantas no campo. Entretanto, seu uso em ambientes semiáridos deve ser cauteloso, devido à salinidade comum nessas regiões e seu alto custo. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características potencializadoras deste polímero para os solos na silvicultura regional. A pesquisa trata-se de uma revisão teórica de natureza qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos e trabalhos de pesquisa em nível de pós-graduação. Pode-se observar em diferentes estudos que o hidrogel atua eficientemente na retenção de água, fato este que pode variar de acordo com a dose aplicada e o tipo de solo e/ou substrato utilizado, no caso da produção de mudas. Não obstante, verificou- se que a eficiência do hidrogel em armazenar água é comprometida com a salinidade presente nos solos, como é o caso dos solos do semiárido brasileiro. Todavia, pode-se notar que esses polímeros atuam de forma benéfica no estabelecimento de espécies nativas da região Nordeste. Portanto, avaliar recursos financeiros, recomendações para a espécie e parecer pedológico são essenciais antes da utilização desses polímeros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.