Avaliação de cultivares de Megathyrsus maximus em região semiárida de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.30969/j1gj7f38Abstract
Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo de diferentes cultivares de Megathyrsus maximus, em condições semiáridas. O experimento foi conduzido na fazenda experimental da Embrapa Semiárido, localizada no povoado Mesinhas, município de Nossa Senhora da Glória-SE. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com três repetições. Sete cultivares de Megathyrsus maximus (Mombaça, Tanzânia, Massai, Aruana, BRS Zuri, BRS Tamani e BRS Quênia) foram testadas. Não houve diferenças estatísticas entre as cultivares para os valores de massa seca de folha (MSFolha), massa seca de colmo (MSColmo) e massa seca total (MSTotal). No entanto, o capim Massai apresentou valores superiores de massa seca de material morto (MSMMorto). A cultivar Mombaça mostrou a maior %Folha, e a %Colmo foi superior no cultivar Tamani. Todas as cultivares apresentaram alturas superiores à recomendada. A relação folha/colmo (F/C) foi superior na cultivar Quênia, e as cultivares Mombaça, Tamani, Tanzânia e Zuri tiveram maiores valores de tamanho final de folha (TFF). Apenas a cultivar Tanzânia mostrou superioridade no tamanho final de colmo (TFC). Quanto à densidade populacional de perfilhos (NP/m2), Aruana e Massai foram superiores e iguais entre si. Conclui-se que a cultivar Mombaça apresentou melhor desempenho nas condições semiáridas de Sergipe.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.