Dormência e qualidade de mudas de juazeiro em diferentes volumes de recipientes
DOI:
https://doi.org/10.30969/ee4ft652Abstract
O Juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.), planta endêmica da Caatinga, é conhecido por sua resistência à seca e por manter suas folhas durante longos períodos de estiagem. No entanto, ainda são poucos os estudos sobre seu desenvolvimento. Este trabalho avaliou como diferentes métodos de superação de dormência e tipos de recipientes influenciam a qualidade das mudas. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: (1) teste de germinação utilizando métodos para quebra de dormência exógena e (2) transplante das plântulas para recipientes distintos. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições na primeira etapa, e dois tratamentos com onze repetições na segunda. Os parâmetros avaliados incluíram porcentagem e velocidade de emergência, altura das plântulas, diâmetro do caule e Índice de Qualidade de Dickson (IQD). A imersão em ácido clorídrico (20%) por 90 minutos e a escarificação com lixa número 50 apresentaram os melhores índices de emergência. No entanto, a quebra do tegumento com martelo destacou-se por produzir plântulas com maior altura e diâmetro do caule. Os vasos de cinco litros proporcionaram melhor desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea, em comparação às sacolas plásticas. Esses resultados demonstram que a escolha adequada dos métodos de quebra de dormência e dos recipientes é fundamental para produzir mudas vigorosas. Compreender esses fatores pode otimizar as técnicas de cultivo e contribuir para a preservação do juazeiro no seu ambiente natural.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.