EFEITO DO ESTRESSE CALÓRICO SOBRE O ERITROGRAMA DE RUMINANTES
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v8i2.170Abstract
O objetivo desta revisão foi relatar o efeito do estresse calórico sobre o eritrograma de bovinos, ovinos e caprinos, tendo como referência a contagem global de hemácias, concentração de hemoglobina e hematócrito, volume globular médio e concentração de hemoglobina globular média. Foram abordadas informações técnicas publicadas em artigos científicos, que retratam a importância do hemograma, exame este que além de avaliar o estado de saúde, também são utilizados para indicação do grau de estresse dos animais. Diante da análise dos estudos, verificou-se que o estresse por calor de longa duração pode determinar hemoconcentração, em função da diminuição da ingestão alimentar e perda da água por evaporação, o que contribui para a redução do volume plasmático sanguíneo. Todas as espécies estudadas nesse trabalho têm a sua produção influenciada diretamente pelas condições climáticas em que estão inseridas. Estudos experimentais descrevem que o sombreamento pode contribuir para a melhoria da produção, sendo necessária a utilização de estratégias fornecedoras de conforto térmico.O objetivo desta revisão foi relatar o efeito do estresse calórico sobre o eritrograma de bovinos, ovinos e caprinos, tendo como referência a contagem global de hemácias, concentração de hemoglobina e hematócrito, volume globular médio e concentração de hemoglobina globular média. Foram abordadas informações técnicas publicadas em artigos científicos, que retratam a importância do hemograma, exame este que além de avaliar o estado de saúde, também são utilizados para indicação do grau de estresse dos animais. Diante da análise dos estudos, verificou-se que o estresse por calor de longa duração pode determinar hemoconcentração, em função da diminuição da ingestão alimentar e perda da água por evaporação, o que contribui para a redução do volume plasmático sanguíneo. Todas as espécies estudadas nesse trabalho têm a sua produção influenciada diretamente pelas condições climáticas em que estão inseridas. Estudos experimentais descrevem que o sombreamento pode contribuir para a melhoria da produção, sendo necessária a utilização de estratégias fornecedoras de conforto térmico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.