Estudo fitossanitário em pomares de laranja lima (citrus sinensis (L.) Osb.) em Santana do Mundaú – AL
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i1.265Keywords:
Agronomia, Ciencia VegetalAbstract
A cidade de Santana do Mundaú – AL é a maior produtora de laranja lima (Citrus sinensis (L.) Osb.) do Brasil. A produção de laranja lima nessa região é realizada de forma extrativista, com ausência de tratos culturais, como a adubação, calagem e controle de pragas e doenças. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de doenças (gomose e fumagina) e pragas (cochonilha e larva minadora) em quatro pomares de laranja lima, com histórico de cultivo superior a 20 anos. Para tanto foram escolhidas aleatoriamente 50 plantas para diagnose visual de pragas e doenças, em cada pomar. A gomose apresenta incidência de mais de 40% nos pomares, contudo o pomar cocal possui 98% de incidência. A elevada incidência de gomose está associada principalmente à utilização de mudas com porta-enxerto suscetível e às práticas culturais. A incidência de cochonilha e fumagina nos pomares variaram respectivamente de 74 a 98% e 88 a 100% contudo, apesar destes valores elevados a infestação não estava causando grandes problemas. A larva minadora foi diagnosticada em 100% das plantas em todos os pomares, causando redução de área foliar e queda prematura de folhas. Segundo os agricultores a gomose é a doença que vem causando maiores prejuízos, devido a sua agressividade, causando perda de produtividade e a morte das plantas que necessitam ser replantadas.
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.