Caracterização físico-química de frutos de pimentão em diferentes acessos mercadológico
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i1.273Keywords:
Análise de qualidade, pós-colheita, solanáceaAbstract
Um dos desafios da cadeia produtiva do pimentão é melhorar a eficiência no processo de comercialização, momento em que ocorrem perdas pós-colheita elevadas. Mediante o exposto objetivou-se com o trabalho avaliar as características de frutos de pimentão em diferentes acessos mercadológico no município de Mossoró-RN. Os frutos foram obtidos diretamente dos ambientes de venda em seguida, estes foram colocados em caixas de isopor e conduzidos ao Laboratório de Laboratório de Fisiologia e tecnologia pós-colheita na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As variáveis avaliadas foram: análise morfológica do fruto: comprimento, diâmetro em (cm) e Massa fresca em (g); e análise de qualidade: teores de sólidos solúveis (SS), pH, acidez titulável (AT), relação entre os sólidos solúveis e a acidez titulável (SS/AT); e vitamina C. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos correspondentes a ambientes de venda de frutos de pimentão: Feira Livre, Refrigerado Embalado, Refrigerado e Mercadinho, em 04 repetições. Os resultados foram submetidos à análise de variância, a comparação de médias foi feita pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. Na análise morfológica dos frutos de pimentão não foi verificado diferença significativa nas variáveis peso e diâmetro de fruto, verificada esta relação apenas no comprimento deste. O que implica relatar que não há uma tendência concreta que distingui o porte fruto quanto ao ambiente de venda. Os ambientes de venda não diferiram quanto a avaliação da qualidade dos frutos de pimentão nas características de vitamina C, pH, AT e SS/AT, apenas diferindo no caráter SS.
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