Levantamento fitossociológico de plantas espontâneas na cultura do inhame sob produção orgânica
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i2.290Keywords:
Digitaria horizontalis, plantas indicadoras, fertilidade do soloAbstract
O inhame é reconhecidamente como uma das hortaliças mais cultivada no Brasil, em sistema de agricultura familiar, desempenhando importante papel no Nordeste do Brasil. Este trabalho teve por objetivo realizar um cadastramento fitossociológico das espécies de plantas espontâneas encontradas em área de cultivo do inhame. O experimento foi conduzido no Distrito de Tabuleiro, Município de Bananeiras, microrregião do Brejo paraibano. O levantamento fitossociológico foi realizado em uma área que totaliza 325m2. A amostragem da comunidade foi realizada no mês de Agosto de 2011. Na caracterização da comunidade foi utilizado o método do quadrado inventário. A partir da identificação das espécies, foi possível realizar a classificação em família, gênero, nome científico e comum, quando associada a contagem pode-se avaliar a Densidade relativa: DeR (%) Frequência absoluta: FA Frequência relativa: FR (%) Dominância relativa: DoR (%) Índice do valor de importância: IVI (%) Importância relativa: IR (%). Na área de produção estudada foram identificadas 11 espécies, distribuídas em 10 gêneros e oito famílias. As espécies que apresentaram as maiores representatividades fitossociológicas foram Digitaria horizontalis, Croton lobatus e Richardia grandiflora.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.