Alterações químicas de cambissolo irrigado com água residuária doméstica sob cultivo da pimenta malagueta
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i2.358Abstract
O reuso da água é uma atividade de grande importância para regiões semiáridas em função do fornecimento de água e nutrientes para cultivos agrícolas e da minimização do lançamento direto de resíduos líquidos sem tratamento em corpos hídricos. O presente trabalho objetivou analisar os efeitos da aplicação do esgoto doméstico primário nas características químicas de um Cambissolo sob cultivo da pimenta malagueta. Para tal, foi montada uma área experimental de 744 m² no assentamento Milagres em Apodi-RN, composta de estação de tratamento de esgoto e de sistema de irrigação por gotejamento. No experimento foram utilizadas 25 parcelas, onde cada parcela ocupou uma área de 12,5m². Os tratamentos utilizados foram T1 - 100% de aplicação água residuária (EDP) e 0% de água de abastecimento (AA), T2 - 75% de EDP e 25% de AA, T3 - 50% de EDP e 50% de AA, T4 - 25% de EDP e 75% de AA e T5 - 0% de EDP e 100% de AA. Durante o período experimental foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas do EDP e da AA. No solo foram coletadas amostras nas camadas de 0 a 0,20m, 0,20 a 0,40m e 0,40 a 0,60 m para realização de análises químicas. O experimento foi montado no delineamento em Blocos Casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os resultados indicaram que ocorreram elevações nos valores de condutividade elétrica do extrato de saturação do solo, sódio e matéria orgânica com o aumento da proporção de EDP em relação à AA. Enquanto, que os valores de pH apresentaram redução com o aumento da proporção de EDP.
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.