Distribuição espacial em microescala da palmeira carnaúba, Copernicia prunifera (Mill) H. E. Moore
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i1.448Keywords:
padrão espacial, espécie florestal, Arecaceae.Abstract
A palmeira carnaúba ocorre em monodominância nas populações naturais das planícies inundáveis do semiárido nordestino. Entretanto, são ausentes os estudos que caracterizam o padrão espacial em microescala dentro das populações. Assim, o estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a distribuição espacial da Copernicia prunifera em região semiárida do Rio Grande do Norte. O levantamento foi realizado em uma área rural do município de Lagoa de Pedras, RN. Foram amostrados todos os indivíduos adultos reprodutivos em uma área de 1,1 hectares, totalizando 33 plantas. Utilizou-se como parâmetro de definição dos adultos a presença de eventos reprodutivos (flores ou frutos). O registro das posições geográficas (x e y) de todos os indivíduos amostrados na população (N = 33) foi realizado com o auxílio de um aparelho de GPS. Foi utilizada a função de segunda ordem da densidade de vizinhos (NDF - Neighbourhood Density Function) em intervalos de classes de distância (t) entre 2 e 20 m. As análises foram realizadas por meio do programa SpPack 1.38. O padrão espacial obtido pela análise univariada, onde foi calculada a densidade de todos os indivíduos, mostrou no correlograma um padrão de “J invertido”, indicando significantes níveis de agregação até o raio de 10 m do indivíduo focal. Observou-se que a partir de distâncias superiores a 10 metros, os indivíduos apresentaram uma distribuição aleatória. Assim, conclui-se a dispersão restrita ao redor do parental pode ser a principal causa de determinação do padrão espacial agregado em microescala da C. prunifera.
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.