Características químicas de solos sob diferentes usos na Bacia do Rio Piranhas
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i1.512Abstract
objetivou-se avaliar as modificações em algumas propriedades químicas do solo consideradas indicadoras da sua qualidade, em função dos diferentes usos do solo, na bacia do rio Piranhas, Pombal- PB. O experimento foi realizado na Fazenda São João, no município de Pombal, Paraíba, em condições de clima do tipo Bsh (semi-árido) na classificação de Köppen, com temperatura média anual de 32ºC e precipitação em torno de 600 mm anuais. A pesquisa constituiu-se de avaliar o grau de degradação da fertilidade do solos de áreas com usos distintos ao longo da bacia do rio Piranhas no município de Pombal- PB. Os tratamento foram constituídos de quatros áreas: A1= Área cultivada com capim Tanzânia; A2= Área cultivada com bananal de forma convencional; A3= Área com degradação natural e A4= Área de caatinga preservada. Os dados de pH na área cultivada com capim Tanzânia foi inferior ao das demais áreas estudadas. Os teores de fósforo foram superiores na área cultivada com banana em relação às demais áreas amostradas. Os valores de K+, Ca++, Mg++ e CTC foram considerados de médio a alto, portanto, são considerados adequados para a maioria das culturas, exceto na área degradada. O teor de matéria orgânica na área degradada, sem vegetação, manteve-se mais baixo. O processo de degradação da área três esta relacionado ao processo de sodificação do solo. As áreas cultivadas com capim Tanzânia e Bananeira estão em iniciando o processo de sódificação do solo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.