Desenvolvimento inicial de milho doce e milho pipoca sob estresse salino
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i3.553Keywords:
Zea mays, milho doce, milho pipoca, estresse salinoAbstract
A produção de milhos especiais (milho doce e milho pipoca) pode ser uma alternativa para o pequeno produtor nordestino, principalmente por apresentar preço de mercado diferenciado, mas ainda são culturas pouco estudadas nessa região. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o desenvolvimento inicial de dois milhos especiais sob estresse salino. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2, sendo dois níveis de salinidade da água de irrigação (0,5 e 4,5 dS m-1) e dois tipos de milho (milho doce e milho pipoca), com cinco repetições. As plantas foram analisadas no estágio de pendoamento, e foram avaliadas as seguintes variáveis: altura de plantas, diâmetro do colmo, número de folhas, área foliar, massa seca de colmo, massa seca de folhas, massa seca de raiz, massa seca de pendão e massa seca total, MSPA/MSR, área foliar específica e razão de área foliar. O uso de água salina na irrigação provocou redução em todas as variáveis de crescimento de ambas as culturas, mas a intensidade do efeito da salinidade variou de acordo com a cultura. De forma geral, as variáveis mais afetadas foram massa seca de pendão (51,9%) folhas (44%), raiz (40,3%) e total (40,9%). O milho doce apresentou menor perda relativa para a maioria das variáveis analisadas, sendo, portanto mais tolerante à salinidade do que o milho pipoca.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.