Avaliação comparativa entre receptores de GPS no levantamento de dados topográficos
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i3.567Keywords:
Áreas, orientação, nivelamento topográfico, distâncias.Abstract
O Sistema de Posicionamento Global, conhecido por GPS (Global Positioning System) ou NAVSTAR-GPS (Navigation Satellite with Tima And Ranging) é um sistema de radio-navegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da America (DoD-Department of Defense). Existem vários tipos de GPS, os quais se distinguem pelas suas funções e pelo grau de tecnologia investido. O trabalho foi desenvolvido no período de janeiro a março de 2013, em uma propriedade rural localizada no Sitio Picada, município de Antonio Martins-RN. Na coleta de dados foram utilizados o GPSmap 76csx da Garmim (navegação), GPS Pathfinder da Trimble (geodésico) e o nível topográfico N3 da Wilde. As coordenadas dos vértices foram processadas com auxilio do software Pathfinder Office para o GPS geodésico, utilizando como referencia a estação fixa RIBaC de Mossoró/RN. Para o GPSmap 76csx da Garmim o processamento foi realizado com auxilio do software Track Maker PRO. Após desenhado o formato do imóvel com as coordenadas capturadas por ambos os aparelho, verificou-se não haver diferença, porem as coordenadas dos vértices foram diferentes em cada um dos aparelhos. Para a determinação de declividade com precisão, o nível topográfico ainda é o mais recomendado, porem o erro do GPS na medida da altitude pode ser diminuído quando se calcula a diferença de nível entre dois pontos. Objetivou-se com este estudo comparar dois tipos de receptores GPS, sendo um de navegação e outro geodésico, na determinação de dados topográficos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.