Características químicas do solo influenciadas pela adição de água residuária tratada sob cultivo do pinhão manso
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i2.629Keywords:
efluente doméstico, parâmetro químico, fertilidadeAbstract
A crescente geração de efluentes líquidos e o seu lançamento no meio ambiente tem-se constituído numa preocupação mundial devido aos impactos negativos gerados. Este trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros químicos do solo após aplicação de água residuária tratada durante o terceiro ciclo de cultivo do pinhão manso (Jatropha curcas L.) O solo utilizado foi o Argissolo Acinzentado Eutrófico, textura franco arenoso. O experimento foi conduzido em lisímetros sob ambiente protegido, localizado na Universidade Federal de Campina Grande, município de Campina Grande, PB. Foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro tratamentos de água residuária tratada de origem doméstica (T1=50%, T2=75%, T3=100% e T4=125 %) e três repetições, totalizando 12 parcelas experimentais. Analisaram-se camadas de solo de 0 - 20 cm de profundidade. A alta concentração de sais presentes na água residuária elevou de forma expressiva a condutividade elétrica do solo e o teor de sódio trocável, aumentando o riso de salinização. De modo geral, a fertilidade do solo ao decorrer do terceiro ciclo de produção do pinhão manso foi afetada pela redução de matéria orgânica do solo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.