O CLIMA URBANO E SEUS IMPACTOS EM PARNAGUÁ – PI
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v12i2.746Keywords:
Variáveis meteorológicas e climáticas, métodos estatísticos, verificação de ajuste de funções.Abstract
O ser humano presentemente convive com contradição entre a realidade e a necessidade, ao mesmo tempo em que se tenta compreende como parte de um todo, agregando uma cadeia ambiental em equilíbrio, ambiciona aumentar seu bem-estar através do consumo de bens e serviços em prejuízo a qualquer equilíbrio. As informações dos impactos ambientais no estudo da climatologia de uma área são importantes para a conservação da água, do solo e da vegetação, para os planejamentos urbano, rural e ambiental, bem como para o armazenamento de água para múltiplos fins. Tem-se como objetivo identificar variações e tendências mensais e anuais das variáveis meteorológicas: temperaturas máxima e mínima do ar, precipitação pluvial, umidade relativa do ar, número de dias com chuva, insolação total, intensidade vento e cobertura de nuvens no município de Parnaguá – PI. Utilizou-se das seguintes funções distribuição teórica de probabilidade: Weibull, Log-normal e Logística para o ajuste dos valores das variáveis supracitadas. Foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov (KS) para verificar o ajuste das funções teóricas. As quatros distribuições teóricas de probabilidade ajustadas aos extremos anuais de precipitação, dias com ocorrência de chuvas, temperatura máxima e mínima do ar, insolação total e umidade relativa do ar, cobertura de nuvens e intensidade do vento, utilizou-se dos métodos de máxima verossimilhança para estimar os parâmetros das distribuições. O teste Kolmogorov-Smirnov (KS) foi usado para comparar os ajuste e selecionar as melhores distribuições teóricas. Os ajustes também foram avaliados em gráficos. A distribuição Logística foi a que melhor se ajustou a precipitação e dias com ocorrências de chuvas. A distribuição de Weibull foi a de melhor ajuste às insolação total e umidades relativas do ar. A distribuição GEV foi a que melhor se ajustou a temperatura do ar máxima e mínima.
A distribuição Beta 4 ajustou-se a intensidade do vento e a cobertura total de nuvens. Os resultados mostram aumento da temperatura máxima e da temperatura mínima, condição importante para o processo de desertificação na área estudada. Essa condição provoca estresse hídrico nas culturas agrícolas e em consequência baixa produção.
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.