Viabilidade dos taninos de angico vermelho para o tratamento de efluentes
DOI:
https://doi.org/10.30969/312kq740Resumen
Nesta pesquisa, avaliamos a eficácia de coagulantes naturais derivados das cascas da Anadenanthera colubrina no tratamento da água. Os parâmetros estudados foram pH, turbidez e tempos de sedimentação ideais. As cascas foram obtidas de árvores saudáveis em um plantio florestal na Escola Agrícola de Jundiaí, localizada em Macaíba, Rio Grande do Norte. Após a coleta, as cascas passaram por secagem ao ar, moagem e classificação para a extração de taninos, que foram subsequentemente cationizados e utilizados no tratamento da água. A água dos testes foi coletada do açude na Escola Agrícola de Jundiaí. Os ensaios de coagulação/ floculação ocorreram no laboratório de alimentos vivos da mesma instituição, com uma concentração de 200 mg/1L, avaliando turbidez e pH. O melhor resultado alcançou uma turbidez de 13,56, mantendo o pH dentro das diretrizes da portaria de consolidação GM/MS Nº 5 de 28 de setembro de 2017. Esta portaria estabelece que o pH da água no sistema de distribuição deve ser mantido entre 6,0 e 9,5. A resolução N° 357 estipula que a turbidez não deve exceder 40 NTU. Assim, estudos adicionais são necessários para otimizar as condições de agitação e concentração dos taninos de angico vermelho, visando aprimorar a clarificação da água.
Palavras-chave: Coagulantes, floculação, Anadenanthera colubrina, tratamento da água
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.