Mimosa caesalpiniifolia Benth.: descrição dendrológica ilustrada parafacilitar a identificação in situ
DOI:
https://doi.org/10.30969/02419610Resumen
As florestas tropicais secas possuem uma vasta diversidade de espécies arbóreas nativas, fator importante para biodiversidade, porém limitante para identificação dessas espécies em in situ. Desta forma, torna-se necessário o uso de métodos de identificação que auxiliem o trabalho em campo, de forma prática. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo descrever e ilustrar as características macromorfológicas da espécie M. caesalpiniifolia. Para isso, foram selecionados 15 indivíduos adultos e avaliados quanto a morfologia e dendrometricamente (altura e CAP) e ilustrados na forma de pranchas, para a descrição quanto a morfologia e biometria da casca, folhas, flores, frutos e sementes. A M.
caesalpiniifolia é uma arvore de pequeno porte; com copa indefinida; contém folhas alternas dísticas, folíolos e foliólulos opostos, acúleos na raque do folíolo; inflorescência do tipo espiga e flores de cor branco esverdeadas; frutos simples, seco, do tipo craspédio; sementes na cor
verde ao marrom. Ocorre variação em sua biometria, nas estruturas reprodutivas. O fruto pode ser considerado importante para a identificação em campo, por ser uma característica relacionada família Fabaceae. Mas no período seco na ausência de estruturas reprodutivas, o desprendimento da casca morta em tiras, pode ser uma característica diagnostica eficiente de visualização in situ.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.