COMPORTAMENTO GERMINATIVO DE SEMENTES DE Moringa oleifera L. EM DIFERENTES AMBIENTES E TEMPOS DE ARMAZENAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v8i1.145Palabras clave:
emergência, viabilidade, vigorResumen
Moringa oleifera L. (Moringaceae) é uma espécie perene, originária do noroeste indiano. Explorada tanto em condições irrigadas como de sequeiro e apresenta um grande potencial em face de sua multiplicidade de usos - alimentar, agrícola, medicinal e industrial. O armazenamento de sementes atua como instrumento regulador do mercado, através do qual a qualidade das sementes deve ser mantida pelo maior período de tempo possível. Este trabalho teve como objetivo avaliar a germinação de sementes de moringa armazenadas em câmara fria e postas para germinar sob diferentes condições: BOD, Casa de Vegetação e a Pleno Sol, após serem submetidas a diferentes tempos de armazenamento: As sementes foram acondicionadas em sacos de plástico e armazenadas na câmara fria. Estas foram semeadas em bandejas plásticas tendo como substrato areia autoclavada e distribuídas nos diferentes ambientes. Procedeu-se a ANOVA e as médias das variáveis comparadas pelo teste de Tukey, sendo estas: Emergência (EMERG.), Índice de Velocidade de Emergência (IVE), Comprimento da Parte Área (CPA), Comprimento da Raiz (CPR), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA) e Massa Seca da Raiz (MSR). Sementes de moringa armazenadas desde dezembro de 2006 em câmara fria apresentaram maior porcentual de germinação nos três ambientes estudados, quando comparadas a semente com menor tempo de armazenamento.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.