Desenvolvimento inicial de moringa pré-germinadas em diferentes substratos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30969/7c4xkf72

Resumen

Objetivou-se avaliar o desenvolvimento inicial de moringa pré-germinadas em diferentes substratos pelas técnicas multivariada análise de componentes principais e agrupamentos. Conduziu-se a pesquisa na Unidade de Produção de Mudas de Aurora, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará. Os tratamentos foram: T1 (areia grossa); T2 (areia grossa + esterco bovino); T3 (areia grossa + bagana de carnaúba); T4 (areia grossa + húmus de minhoca); T5 (areia grossa + adubo biofertil); T6 (areia grossa + fibra de coco triturado); T7 (areia grossa + húmus de minhoca + fibra de coco triturado); T8 (areia grossa + esterco bovino + bagana de carnaúba); T9 (areia grossa + fibra de coco triturado + adubo biofertil), com delineamento inteiramente casualizado, nove tratamentos e seis repetições. Avaliou-se: altura de planta, diâmetro do coleto, relação altura de planta e diâmetro do coleto, comprimento de raiz, número de folhas, volume de raiz, matéria da parte aérea, matéria seca de raiz, matéria seca total e índice de qualidade de mudas de Dickson. A matéria seca total e matéria seca da parte aérea mostraram maior relevância na análise de componentes principais. As mudas de moringa demonstram maior crescimento nos substratos dos tratamentos T4, T5, T7 e T9. 

Biografía del autor/a

  • Ciro de Miranda Pinto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Engenheiro agrônomo formado em 2004, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), obteve os títulos de Mestre (2006) e Doutor (2011) em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Zootecnia na área de forragicultura e pastagens (2011-2012) pela Universidade Federal do Ceará. Apresenta conhecimento nas seguintes áreas de pesquisas: estatística e experimentação agrícola, fisiologia da produção vegetal, manejo em culturas agrícolas e forragicultura e pastagens. Atualmente é professor Associado D, Nível II, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)/Instituto de Desenvolvimento Rural, sendo responsável pelas disciplinas: Estatística I (Estatística Descritiva); Estatística II (Experimentação Agrícola) e Estatística III (Geoestatística e Análise Multivariada de Dados

  • Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (2006), Licenciatura em biologia (Programa Especial de Formação Pedagógica) pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2022), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é pesquisadora visitante (FUNCAP) no Instituto de Desenvolvimento Rural na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui experiência nas seguintes áreas: ensino (disciplinas: etnobotânica; tecnologias e desenvolvimento sustentável; energia e tecnologia; seminários em sociobiodiversidade e tecnologias sustentáveis; estágio em docência; delineamento de projetos; sociobiodiversidade e sustentabilidade: enfoque no Brasil e dos países lusófonos; e ecologia geral), Fitotecnia (manejo de culturas agrícolas; e doenças de fruteiras tropicais) e tecnologias sustentáveis (energia da biomassa por meio de biodigestores; sistema de hibridação: energia solar com biomassa; acesso à água e produção de alimentos através de cisterna; sistema de dessalinização de água; desenvolvimento sustentável; e reaproveitamento energético de resíduos sólidos). 

  • Lucas Nunes da Luz, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Doutorado/Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF e Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, respectivamente. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente, desenvolve pesquisas com introdução e adaptação de genótipos de mirtilo (blueberry) para o estado do Ceará com apoio do Programa Cientista Chefe da Agricultura do Governo do Estado. Desenvolve ainda pesquisas com melhoramento genético de milho e amendoim para cultivo de sequeiro no semiárido; conservação de recursos genéticos e agrobiodiversidade. Professor efetivo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando nas disciplinas de Genética Básica, Melhoramento de Plantas, Biotecnologia Vegetal e Práticas Agrícolas ambas no curso de Agronomia. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (PPGSTS) onde leciona as disciplinas de Marcadores Moleculares Aplicados ao Estudo da Biodiversidade, Estudos Avançados em Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Supervisor de Pesquisador Visitante (edital 10/2023/FUNCAP) vinculada do PPGSTS. Supervisor do Bolsista PDCTR (edital 07/2024//PDTCR/FUNCAP) vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Consultor ad hoc da Câmara de Agrobiodiversidade, Agroecologia, Aquacultura e Agricultura Familiar da FUNCAP. Foi coordenador do curso de Agronomia da UNILAB no período entre 2016-2018. Diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) da UNILAB nas gestões 2019-2023 e 2023-2027 (atual).

  • Cilmara Talyne de Araújo Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis - MASTS na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Engenheira Agrônoma formada pela UNILAB. Tem experiência na área de desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar e convivência com o semiárido. Atuou como Agente Rural de Desenvolvimento e Transferência Tecnológica da EMATERCE. Atua na pesquisa e no desenvolvimento de produtos de valor agregado oriundos do campo, que apresentem potencial presente ou futuro para geração de renda melhorando a condição das famílias campesinas. Atua ainda na assessoria técnica e extensão rural a agricultores/as familiares com base na agroecologia, segurança alimentar e nutricional, educação socioambiental, desenvolvimento humano e social, dentre outras atividades de competência do agrônomo

  • Adelino Armando Sitoe Armando Sitoe, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

     Atualmente, é graduando em Agronomia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Cursou Letras - Língua Inglesa no Instituto de Linguagens e Literaturas da UNILAB, adquirindo também experiência em Comunicação. Possui experiência consolidada nas áreas de Agronomia e Extensão Rural, tendo iniciado sua formação em Agro Economia e Extensão Rural na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique, entre 2019 e 2022. Na UEM, atuou como Coordenador do Departamento de Assuntos Sociais do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. Na UNILAB, foi Coordenador Geral do Diretório Acadêmico de Agronomia e Secretário Geral da AEMOZ Associação dos Estudantes Moçambicanos.Possui experiência como monitor de Estatística Experimental em duas edições e, atualmente, é monitor de Geoprocessamento. Integra o Núcleo de Estudo em Manejo Integrado de Pragas (NEMIP) e o Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocessamento (TOPOGEO), como pesquisador.

Publicado

2025-09-05

Número

Sección

Original Articles / Artigos de Pesquisa