CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE ACESSOS DE MAMONA CULTIVADA SOB IRRIGAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v8i3.154Palabras clave:
Ricinocultura, Mamoneira, BRS-ENERGIAResumen
Os estudos com a cultura da mamona estão a cada dia mais enfatizando a importância da interação entre a planta e o ambiente, onde atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor desta oleaginosa. Com base neste enfoque, trabalhos de competição de cultivares proporcionam a definição de cultivares com potencial ótimo para cada região de cultivo e otimizando a produtividade. Assim, o trabalho teve como objetivo selecionar cultivares de mamoneira mais e produtivos para a região de Mossoró-RN. O experimento foi desenvolvido na Estação Experimental da Fazenda Rafael Fernandes comunidade de Alagoinha, Mossoró-RN, as médias climáticas observadas dentro da época em que se realizou o ensaio foram: umidade relativa 72,2 %; temperatura média 26,2 ºC; temperatura máxima 32,2 ºC; temperatura mínima 21,2 ºC; velocidade dos ventos 2,8 m.s-1; evapotranspiração de referencia 5,6 mm.dia-1, e irrigação ao longo do ciclo de 530 mm. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com seis tratamentos, (CNPAM 2001-48; CNPAM 2001-49; CNPAM 2001-50; CNPAM 2001-57; CNPAM 2001-42 e BRS-ENERGIA) e quatro repetições. A cultivar BRS-ENERGIA foi a que apresentou menor porte, porém maior produtividade, sendo a mais indicada para o cultivo na região.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.