DIAGNÓSTICO DO ARMAZENAMENTO DE SEMENTES EM PEQUENAS PROPRIEDADES DO MUNICÍPIO DE UMARI – CE
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v8i4.232Resumen
O armazenamento de sementes é uma etapa de fundamental importância, no fato de preservar a qualidade da semente, já que a mesma continua respirando depois da colheita, necessitando de condições ideais para não perderem sua viabilidade. Durante todo esse período, há uma série de fatores que influenciam no potencial de armazenamento das sementes. Esses fatores poderão criar condições que irão favorecer a ação de fungos e insetos, que aceleram a deterioração das sementes. No Estado do Ceará poucos são os relatos de estudos sobre o armazenamento de sementes em pequenas propriedades rurais. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo diagnosticar como está sendo feito o armazenamento de sementes em pequenas propriedades rurais do município de Umari - CE. O trabalho foi realizado em pequenas propriedades rurais ou sítios do município de Umari, estado do Ceará. Para a coleta dos dados, foram realizadas visitas no período de 21 a 23 de abril de 2011, nos sítios Altos, Currais Novos, Baixio dos Gaviões e Iracema, sendo realizada uma entrevista com os agricultores que neles residem, a entrevista constou de um questionário sobre armazenamento de sementes, somando um total de 40 entrevistados. Os dados obtidos foram expostos em percentual e digitados em planilhas do Excel, sendo esboçados com o auxilio de gráficos em formato de imagem. Dentre os principais resultados encontrados, verificou-se que as embalagens mais utilizadas são as impermeáveis, o uso de garrafas pet tem sido uma alternativa viável encontradas por todos os agricultores, boa parte dos agricultores não se preocupam com a umidade e temperatura do ambiente de armazenamento e que apesar disso a maioria dos agricultores não enfrentam problemas com a germinação das sementes provenientes do armazenamento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.