Os sistemas alternativos de produção de base agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i1.260Resumen
Através da agroecologia pode-se construir agroecossistemas sustentáveis. Essa ciência adota como princípios básicos a menor dependência possível de insumos externos, visando à preservação dos recursos naturais. A agroecologia engloba orientações de empregar métodos alternativos, como por exemplo, inseticidas biológicos e fertilizantes alternativos, visando combater pragas específicas ou deficiências do solo. Espelhados nos princípios agroecológicos, vários sistemas foram criados. Trata-se dos chamados sistemas alternativos de produção de base agroecológica, que possuem como característica principal a utilização de tecnologias que respeitam os princípios ecológicos, primando pela preservação dos espaços naturais, estimulando a reciclagem de nutrientes e conservando a biodiversidade. Esses sistemas podem ser classificados como agricultura biodinâmica, agricultura biológica, agricultura natural, agricultura, orgânica e permacultura. Todos esses tipos de agriculturas alternativas priorizam o uso de cobertura morta ou viva do solo e têm como base a reciclagem dos recursos naturais presentes na transformação dos resíduos vegetais em húmus. É importante destacar que entre todos esses tipos de sistemas alternativos de produção de base agroecológica, a agricultura orgânica é a forma de cultivo que se preocupa com a manutenção da qualidade do meio ambiente e dos alimentos, apresentando-se como uma forma de tentar equilibrar os exageros da agricultura convencional. Por esta e outras razões, tem sido o tipo de sistema alternativo de produção mais difundido no mundo, servindo, inclusive, sinônimo para designar os demais sistemas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.